Mensagem do Pe. Agostinho Pinto

15-03-2012 18:16

Mensagem aos Irmãos Romeiros na Quaresma de 2012

 

- Seja para sempre louvada a Sagrada Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

- Seja para sempre louvado com sua e nossa Mãe, Maria Santíssima.

 

Irmãos,

Já que, também este ano, não me é possível participar na romaria, venho, por este meio dizer-vos que estou bem unido à vossa romaria, com as minhas orações, sacrifícios e, sobretudo com a amizade fraterna.

Como podeis calcular, nestes dias tenho-vos bem presente, sobretudo durante a romaria do Livramento. Desta vez a penitência é a de não ir. Primeiro está o dever, depois a devoção. Não posso deixar as quatro freguesias que tenho à minha conta em termos pastorais. Depois, ainda não consegui arranjar um grupo de homens que queiram fazer essa linda experiência de oração e penitência.

Não vou, mas podeis contar comigo. Todos os dias, das 06,30 às 07,30 horas (aí são 05,30 às 06,30 horas), em andamento rezarei cinco terços pelas mesmas vossas intenções, estando assim ainda mais unidos a vós. Também peço que rezeis por mim e pelas pessoas a quem me dedico pois, muitas delas vivem de costas voltadas para Deus. Não rezam e não se importam rezar; não conhecem a grandeza da nossa fé e pouco se importam com isso; muitos, como sabeis, vivem ao sabor dos instintos. Rezai por mim para que eu seja um digno instrumento nas mãos de Deus, para que Ele, por meio de mim, possa tocar nos seus corações.

Recordo-vos com carinho e peço que continueis a considerar-me romeiro. Recordo com carinho a vossa amizade. Peço ao Senhor que a vossa romaria seja mais uma etapa, para que, cada um de vós, ainda seja mais fiel à sua missão, seja cada vez mais cristão e viva grato a Deus por ser quem é, pela família que tem, pela comunidade cristã a que pertence e pelo grupo de romeiros de que faz parte, e, sobretudo, se abra às bênçãos que Deus lhe quer dar.

Se me permitis, quero dar-vos um conselho: Que cada um de vós se empenhe para que todos os outros irmãos se sintam bem no rancho, se sintam estimados como são, e cada um procure empenhar-se pelo bem do rancho, compromisso esse que, depois da romaria deve continuar e alargar-se para o bem da própria família. É que, depois de fazer uma experiência de autêntica fraternidade, em romaria, deve levar esse mesmo espírito à família de que faz parte. A vivência da fraternidade tem de ser alimentada com a oração, com a escuta da palavra de Deus e com o sacrifício. Sem isso não há fraternidade, pois quando cada um só pensa em si, a confusão acontece, onde quer que se encontre: no rancho, no trabalho, na família... Que cada um de vós seja realmente um IRMÃO, à maneira do Senhor Jesus e amparado pela sua Mãe, Maria Santíssima.

Rezo por vós e convosco!

Um grande abraço a todos!

 

Irmão Padre Agostinho Pinto scj

 

Vila Real de Santo António, 15 de Março de 2012