Notícias e Novidades do MRSM

30-11-2012 09:49

 

A  F O R M A Ç Ã O   E S P I R I T U A L   E  H U M A N A

Como sempre demos a conhecer, uma das preocupações para o GC do MRSM é a formação cristã e humana de todos os cristãos que se incorporam num rancho de romeiros, do “simples” romeiro aos Responsáveis.

Para além do encontro de formação que decorre hoje, dia 1 de Dezembro de 2012, no Centro Pastoral de São Miguel, o GC promoverá ainda um outro encontro de formação, previsto para o dia 13 de Janeiro de 2013, nesse mesmo Centro de Pastoral, aberto aos Responsáveis pelos Ranchos e a outros romeiros, seguindo-se o retiro espiritual antes das romarias de 2013, este a realizar, em princípio no dia 3 de Fevereiro de 2013.

 

R A N C H O    D E    R O M E I R O S    D A    D I Á S P O R A

Com a intervenção do nosso Bispo Diocesano, D. António de Sousa Braga, junto do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Toronto, Canadá, D. William McGrattan, que tem a seu cargo as comunidades étnicas, está praticamente decidido pela vinda de um único Rancho de Romeiros de Imigrantes.

D. William McGrattan nomeou o Sr. Padre João Cabral, natural da Ribeirinha, como Director Espiritual desse Rancho, o qual será coadjuvado pelo Sr. Padre António Teixeira Pereira, micaelense, conhecedor e participante em várias romarias quaresmais, bem como pelo Sr. Padre João Mendonça, que é o Presidente do Conselho Pastoral Português, tendo como missão específica a preparação próxima, doutrinal e espiritual, dos romeiros que se incorporem no rancho de imigrantes, e, dentro do possível, pelos cristãos que pretendam isoladamente incorporarem-se em ranchos de São Miguel, ficando ainda a seu cargo a “escolha” dos Responsáveis pelo Rancho, para posterior nomeação por aquele Prelado, cargos que terão como duração, de início, para duas romarias, seguindo-se depois nomeação por 5 anos, conforme regulamento. Caminha-se, segunda a opinião do GC, para uma maior clarificação e dignificação do Rancho dos Imigrantes.

 

C A M I N H O   D O S  R O M E I R O S  -  uma oportunidade perdida?

O GC tomou conhecimento de que a Entidade Regional que poderia concorrer a fundos comunitários para custear o projecto da 1.ª fase – definição do trajecto, custo e implantação dos marcos - nos restantes 4 concelhos da Ilha (Lagoa, Ponta Delgada, Nordeste e Povoação, já que o concelho da Ribeira Grande, quanto a esta fase, está concluído), não aceitou promover esta candidatura, certamente porque no actual momento de crise financeira estará a braços com outros projectos prioritários.

O GC lamenta, porquanto, tal como o Prof. Carlos Santos, Presidente do Observatório de Turismo dos Açores (OTA), considera que para além da sua originalidade, como produto turístico religioso fora da época das romarias, seria uma mais valia para as nossas romarias, no que concerne à segurança dos romeiros e privacidades para a oração e meditação dos cristãos em penitência.